top of page

SISTEMAS ON GRID

OS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS ON-GRID BASEIAM-SE NO CONCEITO DE COMPENSAÇÃO ENERGÉTICA, PERMITINDO QUE CONSUMIDORES PRODUZAM SUA PRÓPRIA ENERGIA ELÉTRICA, COMPARTILHANDO A MESMA COM A REDE DE DISTRIBUIÇÃO DAS CONCESSIONÁRIAS.

EM 2012, A AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL) ESTABELECEU REGRAS PARA A MICRO E MINI-GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR POR PARTICULARES.

A RESOLUÇÃO NORMATIVA 482/2012 FOI O PRIMEIRO ATO REGULATÓRIO A PERMITIR O SISTEMA DE COMPENSAÇÃO, ONDE A ENERGIA PRODUZIDA PELOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS GERAM CRÉDITOS QUE PODEM SER COMPENSADOS, ABATENDO ASSIM OS GASTOS DA CONTA DE LUZ.

SIMPLES!

DURANTE O DIA: O SISTEMA PRODUZ ENERGIA ELÉTRICA PARA CONSUMO. SE A PRODUÇÃO É MAIOR QUE O CONSUMO, O EXCEDENTE É INJETADO NA REDE ELÉTRICA.

DURANTE A NOITE: QUANDO O CONSUMO É MAIOR QUE A GERAÇÃO, A ENERGIA CONSUMIDA VEM DA REDE ELÉTRICA.

O VALOR DA CONTA DE LUZ É O BALANÇO ENTRE ENERGIA INJETADA NA REDE E ENERGIA CONSUMIDA, MAIS O CUSTO DE DISPONIBILIDADE DA REDE. SE A GERAÇÃO FOR MAIOR QUE O CONSUMO, O CRÉDITO RESULTANTE PODE SER USADO EM ATÉ 60 MESES!

FUNCIONAMENTO

1. OS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS CAPTAM OS RAIOS DO SOL E OS CONVERTEM EM ENERGIA ELÉTRICA (CORRENTE CONTÍNUA).

2. O INVERSOR É UTILIZADO PARA FAZER COM QUE A ENERGIA GERADA PELOS PAINÉIS SEJA ADEQUADA AOS PADRÕES DA REDE ELÉTRICA LOCAL E COM OS EQUIPAMENTOS DOMÉSTICOS.

 

3. O MEDIDOR BIDIRECIONAL SERÁ INSTALADO PARA MEDIR TANTO A ENERGIA INJETADA NA REDE QUANTO A RECEBIDA DA MESMA.

4. O QUADRO ELÉTRICO DISTRIBUI A ENERGIA AOS CIRCUITOS DO LOCAL.  

E MAIS!

ALÉM DA MODALIDADE DE GERAÇÃO JUNTO À CARGA, AINDA É POSSÍVEL:

1. UTILIZAR SEUS CRÉDITOS DE ENERGIA E ABATER DO CONSUMO DE OUTRAS PROPRIEDADES, DENOMINADO DE AUTOCONSUMO REMOTO.

2. UNIR-SE A OUTRAS PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS, ATENDIDOS PELA MESMA CONCESSIONÁRIA, E COMPARTILHAR A GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE UMA COOPERATIVA OU CONSÓRCIO, DENOMINADO DE GERAÇÃO COMPARTILHADA.

3. CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS OU VERTICAIS PODEM INSTALAR SISTEMAS FOTOVOLTAICOS PARA ABATER O CONSUMO DAS ÁREAS COMUNS OU ATÉ MESMO OPTAR EM FAZER PARTE DO INVESTIMENTO E RECEBER CRÉDITOS DE ENERGIA, DENOMINADO DE MÚLTIPLAS UNIDADES CONSUMIDORAS.

bottom of page